sexta-feira, 3 de maio de 2013

10 Curiosidades e coisas a saber sobre o Giro 2013

Mark Cavendish é o ciclista em prova com mais vitórias de etapa em edições anteriores: 10
Em contagem decrescente para o Giro d'Itália, o relógio marca menos de 24 horas. Aqui ficam algumas curiosidades e informações sobre a prova que está prestes a arrancar.


- 23 equipas. Ainda que o limite estabelecido pela UCI seja de 200 ciclistas por prova, este Giro terá 207. Depois da UCI deixar a Katusha de fora do World Tour, a equipa russa recorreu ao TAS e a decisão do Tribunal Arbitral do Desporto anulou a da UCI. Uma vez que já estavam escolhidas as 4 equipas convidadas a juntarem-se às 18 formações World Tour, a solução passou por alargar o número de participantes. Situação idêntica aconteceu em 2011, então com a Vacansoleil a ser a equipa acrescentada em último lugar. O limite de 200 ciclistas está estabelecido por questões de segurança e esse Giro ficou marcado pela queda fatal de Wouter Weylandt.

- Alessandro Petacchi. O veterano italiano não fazia parte dos planos da Lampre para o Giro e anunciou o final da sua carreira. No dia seguinte o seu final de carreira transformou-se numa pausa e afinal poderia regressar já no Giro, ao serviço da Omega Pharma-Quick Step, com a missão de auxiliar Mark Cavendish. A UCI não autorizou a mudança, pois este tipo de trocas apenas são permitidas entre 1 e 15 de agosto.

- Bonificações. O Giro voltará este ano a ter bonificações em "todas" as chegadas, depois de em 2012 a etapas de montanhas não oferecerem bónus. Serão 20 segundos para o primeiro, 12 para o segundo e 8 para o terceiro classificado. Haverá também dois sprints intermédios em cada etapa, com 5, 3 e 2 segundos de bonificação. Em todas as etapas exceto contrarrelógios, claro.

- Bréscia. Pela primeira vez na história, Bréscia receberá o final do Giro. Enquanto o Tour e a Vuelta têm o final na capital do país, o mesmo não acontece com o Giro, onde o local habitual de chegada é Milão, cidade sede da Gazzetta dello Sport. Ainda assim tem havido exceções. Em 2009 o final foi em Roma para comemorar o centenário da prova, em 2010 Verona e agora Bréscia.

- Crono-escalada. O Giro tem sido a grande volta que mais aposta em crono-escaladas nos últimos anos. Haverá uma este ano, houve em 2011, 2010, 2008 e 2007. A última vez que o Tour incluiu uma crono-escaladas foi em 2004, no Alpe d'Huez, e na Vuelta a última vez foi em 2008, com 9 quilómetros iniciais planos e depois 8 de subida para Navacerrada. Crono-escalada mais "pura" foi a de 2004, na Sierra Nevada.

- Dobradinhas. As edições de 1952 e 53 foram vencidas por Fausto Coppi. 20 anos depois, Eddy Merckx venceu as de 72 e 73. Vinte anos mais tarde, Miguel Indurain venceu 92 e 93. Continuando a sequência, Ryder Hesjedal vencerá 2012 e 2013. Será?

- Domínio italiano. Nos últimos 16 anos, o Giro foi vencido por italianos em treze ocasiões. As exceções são recentes: Alberto Contador (2008), Denis Menchov (2009) e Ryder Hesjedal (2012). No ano passado nenhum italiano esteve no pódio da classificação geral, o que não acontecia desde 1995. Gostariam os franceses de fazer parecido no Tour.

- Ex-vencedores. Em prova estarão quatro ex-vencedores do Giro: Stefano Garzelli (2000), Danilo Di Luca (2007), Michele Scarponi (2011) e Ryder Hesjedal (2012). Ivan Basso, vencedor em 2006 e 2010, é ausência de última hora devido a um quisto perineal que não lhe permitia sentar-se na bicicleta.

- Mark Cavendish. O sprinter da Omega Pharma-Quick Step já venceu por dez vezes no Giro e é o mais vitorioso dos ciclistas presentes nesta edição. Ainda está longe do seu quase colega Alessandro Petacchi (22). O recordista é Mario Cipollini, com 42, mais uma que o lendário Alfredo Binda, pentavencedor do Giro e tricampeão mundial.

- Portugueses. Portugal estará representado através quatro ciclistas: Tiago Machado, Nelson Oliveira, Ricardo Mestre e Bruno Pires. Um recorde desde 1995, anos em que a Sicasal esteve presente com Manuel Abreu, Joaquim Gomes, Carlos Pinho, Quintino Rodrigues, Pedro Silva e Serafim Vieira.

*****
Para os interessados, a palavra-passe para a subliga do Carro Vassoura no Zweeler é: vassourinhas.

3 comentários:

  1. Teremos brazileiros no giro .

    ResponderEliminar
  2. Não fazia ideia dessa presença da Sicasal, quando era miúdo torcia pela sicasal, era no tempo em que as caravanas em Portugal eram um espectáculo!

    Acabei de me registar na sub-liga, rumo ao título! lol

    ResponderEliminar
  3. anónimo há dois brasileiros no Giro, Murilo Fisher (FDJ), e Rafael Andriato da Vinni...

    ResponderEliminar

Share